Sólida infra-estrutura e advogados
            especializados na área previdenciária.

Lesões da Voz e o INSS
O assunto hoje interessa a todos os professores, locutores, telefonistas, vendedores... Enfim, todas as pessoas que fazem da voz a sua ferramenta de trabalho.
Saiba +
Artigos

Duas Aposentadorias?
Publicado no Jornal Comércio da Franca do dia 05/09/2014, Seção Opinião e Debates, pág. 02 (disponível também em http://gcn.net.br/noticia/263173/opiniao/2014/09/duas-aposentadorias)
Escrito por: Tiago Faggioni Bachur. Colaboração de Fabrício Barcelos Vieira. Advogados e professores especialistas em Direito Previdenciário



Em regra, não é possível ter mais de uma aposentadoria pelo mesmo regime previdenciário. Porém, é possível em regimes distintos. Como assim? Quem é funcionário público, pode estar vinculado a um regime próprio de previdência social (RPPS), diferente do INSS. Esse regime tem regras próprias, algumas parecidas e outras diferentes do INSS. Assim, a exemplo, quem é servidor do Estado de São Paulo, está vinculado a SPPREV (São Paulo Previdência) e irá se aposentar segundo regras daquele instituto previdenciário e não do INSS.
 
Se a pessoa estava vinculada a regime previdenciário e passou para outro, poderá aproveitar levando o tempo e os valores das respectivas remunerações, desde que não sejam concomitantes e nem sido usados no antigo regime. 
 
De qualquer forma não é possível ter duas aposentadorias no INSS ou duas aposentadorias no mesmo RPPS. Mas é possível ter uma aposentadoria no RPPS e outra no INSS. Se um professor dá aula para o Estado de manhã e para escola particular à tarde, por exemplo, terá uma aposentadoria pelo SPPREV e outra pelo INSS. Assim, se o servidor público vinculado ao RPPS, caso também exerça atividade vinculada ao INSS poderá se aposentar também pelo INSS, desde que cumpridos os requisitos.
 
Poderia o servidor, espontaneamente, contribuir facultativamente para o INSS? A lei proíbe que aqueles que estão vinculados a algum RPPS contribua como segurado facultativo, mas, se exercerem atividade remunerada, aí serão segurados obrigatórios do INSS e, nesse aspecto, não só podem como devem contribuir para o INSS. Em razão da obrigação legal de recolher para o INSS, poderiam ter seu respectivo benefício previdenciário em ambos os regimes.
 
Portanto, não basta que o segurado do RPPS queira contribuir para o INSS. Precisa provar atividade para que tais contribuições sejam validadas e assim tenha direito a outro benefício. Em caso de dúvidas, procure um especialista
 
Tiago Faggioni Bachur
Colaborou Fabrício Barcelos Vieira, advogados especialistas em Direito Previdenciário 

---------

O livro mais esperado do Direito Previdenciário e escrito por um dos maiores especialistas da atualidade (Dr. TIAGO FAGGIONI BACHUR) já é um dos mais vendidos no segmento no país: SUPER MANUAL PRÁTICO DO DIREITO PREVIDENCIÁRIO (Ed. Lemos e Cruz).


São mais de 1.600 páginas, mostrando não apenas os benefícios pagos pelo INSS, mas também como funciona na prática o processo administrativo e judicial, os principais erros do INSS, cálculos, temas atuais e polêmicos (como, por exemplo, a DESAPOSENTAÇÃO e a DESPENSÃO), etc.


Traz, ainda, todas as recentes alterações, como a aposentadoria do portador de deficiência, o salário maternidade que pode ser pão aos homens, etc.


Possui, ainda, CD com modelos de petições, programa de cálculo de tempo e de fator previdenciário, informações de índices e salários mínimos de todos os tempos, links para a principal legislação previdenciária e jurisprudência.


Lançado oficialmente em setembro, devido ao sucesso, o livro já começa a se esgotar em algumas livrarias. Quem tiver dificuldade em encontrá-lo, pode entrar em contato pelo email do  bachurevieira@bachurevieira.com.br outiagobachur@bachurevieira.com.br


 

Acompanhe nossos informativos e Aguarde!!!

Logo, mais novidades...



BACHUR & VIEIRA - advogados


acesse: www.bachurevieira.com.br
Escritório: Rua Couto Magalhães, 1846 e 1850 - CEP 14.400-020 - Fone (16) 3403.3468 e 3025-0503 - Franca/SP


Mantenha-se informado em tudo o que acontece na área previdenciária. Acesse www.bachurevieira.com.br.
Notícias previdenciárias atualizadas diariamente!





Voltar


Rua Couto Magalhães, nº 1846 e nº 1850
Centro - Franca/SP - CEP 14400-020
Fone (16) 3403-3468 - 3025-0503

Todos os direitos reservados
Desenvolvido por