Sólida infra-estrutura e advogados especializados na área previdenciária.
Sólida infra-estrutura e advogados especializados na área previdenciária.

ARTIGOS PUBLICADOS

Quem foi Walter?

03-09-2018

Publicado no Jornal Comércio da Franca do dia 27/07/2018, Seção Opinião e Debates, pág. 04 (disponível também em https://gcn.net.br/noticias/382281/opiniao/2018/07/quem-foi-walter)

Escrito por: TIAGO FAGGIONI BACHUR. Advogado e professor especialista em Direito Previdenciário




Normalmente quando aqui escrevo, falo de INSS, aposentadorias, revisões e de tantos outros temas relacionados ao direito dos cidadãos. Porém, hoje, excepcionalmente, o Direito Previdenciário aparecerá apenas como pano de fundo em homenagem a um grande cidadão que, de certa forma, foi o responsável pelo meu ingresso na carreira jurídica e me ajudou a tornar o que e quem sou: Walter Anawate.
 
Walter faleceu no último dia 24 de julho. Certamente, a mídia falará do currículo invejável deste professor e advogado, que teve participação ativa no crescimento e desenvolvimento de nossa cidade. Mas aqui não quero discorrer de sua figura como um dos responsáveis pela fundação da Faculdade de Direito de Franca (FDF) e da Unifacef, nem do homem que foi procurador de diversos municípios da região, vereador e prefeito interino francano, ex-presidente de diversas entidades (como OAB, Maçonaria, etc), professor universitário... Enfim, não anseio escrever neste curto espaço sobre alguém que precisaria de, no mínimo, duas ou três páginas para estampar um currículo sucinto. Falo aqui do filantropo e grande ser humano que foi o Dr. Walter. Era tão gigante em sua genialidade quanto em sua humildade.
 
Herdei sua amizade, recebida por intermédio de meu pai. Sua ajuda veio por diversos meios em minha vida. No ano de 1994, por exemplo, incentivou-me a ingressar no Direito e insistiu para que eu conseguisse me matricular na FDF. Entre as dificuldades econômicas que minha família atravessava, descobri, sem querer, que nos bastidores ele me ajudou a bancar algumas das mensalidades do curso. Posteriormente, quando me formei, foi ele quem custeou a minha primeira anuidade da OAB para que eu pudesse, de fato, ingressar na carreira jurídica.
 
Anos mais tarde, tive a honra de ter o prefácio do Dr. Walter Anawate em meu primeiro livro (Teoria e Prática do Direito Previdenciário). Sei que a minha é apenas uma das várias histórias que tiveram algum tipo de ajuda deste benemérito incrível, que fazia tudo na surdina, sem alarde e sem esperar nada em troca.
 
Tiago Faggioni Bachur
Advogado e Professor especialista em Direito Previdenciário



BACHUR & VIEIRA - advogados


acesse: www.bachurevieira.com.br
Escritório: Rua Couto Magalhães, 1846 e 1850 - CEP 14.400-020 - Fone (16) 3403.3468 e 3025-0503 - Franca/SP


Mantenha-se informado em tudo o que acontece na área previdenciária. Acesse www.bachurevieira.com.br.



ATENÇÃO: 


Vem aí um novo método de aprender a trabalhar: BACHUR CURSOS JURÍDICOS (www.bachurcursos.com.br)


Aguarde... Em breve, mais novidades!