ARTIGOS PUBLICADOS

AUMENTE O SEU TEMPO DE TRABALHO E FUJA DA REFORMA PREVIDENCIÁRIA

08-02-2019

Publicado no Portal GCN de Franca.

Escrito por: Escrito por Tiago Faggioni Bachur. Colaboração de Fabrício Barcelos Vieira. Advogados e Professores especialistas em Direito.


Aumente o seu tempo de trabalho e fuja da Reforma

Parece inevitável a Reforma da Previdência com a criação de regras que vão dificultar a concessão de benefícios. Neste cenário, há algumas situações em que o segurado pode escapar (ou pelo menos amenizar) os efeitos dessas mudanças. Isso ocorre quando ele implementa os requisitos para se aposentar antes, o que é possível caso consiga aumentar o seu tempo trabalhado antes da mudança. Nesse ínterim, o tempo do tiro de guerra ou de curso profissionalizante, por exemplo, poderão contar, mesmo sem qualquer tipo de contribuição previdenciária. Quem trabalhou na roça, ainda que não tenha contribuído para o INSS, pode contar o referido tempo. Se o indivíduo foi empregado, mas o patrão não registrou a Carteira, caso comprove esse trabalho, terá o período computado. Outra situação que poderá aumentar o tempo é o exercício de atividade especial. Em outras palavras, se o cidadão trabalhou em serviço insalubre, exposto a agentes químicos (como colas, solventes, graxas, óleos, etc), biológicos (como sangue, vírus, bactérias, microrganismos, etc) e/ou físicos (como ruído, calor, vibração, etc)  vai majorar o seu tempo em, no mínimo, 40% (no caso dos homens) ou 20% (mulheres). Enfim, há diversas maneiras de se conseguir aumentar o tempo trabalhado e que, consequentemente, propiciará a concessão de benefícios melhores e, quiçá, escapar das mudanças que vem por aí. De qualquer forma, o ideal é procurar sempre um advogado de sua confiança, especialista na área.

(Escrito por Tiago Faggioni Bachur. Colaboração de Fabrício Barcelos Vieira. Advogados e Professores especialistas em Direito).