ARTIGOS PUBLICADOS

Sofreu um acidente? Você pode receber o AUXILIO-ACIDENTE

01-04-2021

Bachur e Vieira Advogados

Escrito por: Dr. Fabrício Vieira Advogado e Professor


Você sofreu um acidente?  Saiba que você pode receber do INSS um benefício chamado de  AUXILIO-ACIDENTE.

Olá, bem vindo ao nosso Blog. Neste texto eu vou te mostrar que quem se acidenta pode ter direito a um benefício do INSS, sem precisar se afastar.

Quem sofre um acidente, seja ele do trabalho ou de outra natureza, se ficar com uma sequela que diminua sua capacidade de trabalho pode ter direito ao auxílio-acidente.

Esse benefício é concedido, em regra, após o encerramento do auxilio-doença, quando você já estiver de alta, mas ficou com uma sequela que vai te deixar parcialmente incapaz para o trabalho.

Vou te dar um exemplo. Qualquer semelhança é mera coincidência (rs...). Um rapaz estava trabalhando no torno mecânico e se acidentou, perdendo o dedo mínimo da mão esquerda. Ele ficou afastado para repouso e recuperação. Após a alta médica ele teve o auxilio-doença cessado, mas como ficou com uma sequela que diminuiu sua capacidade para o trabalho ele terá direito ao auxilio-acidente.

O auxilio-acidente tem a característica de não exigir o afastamento do trabalhador. Assim, ele pode continuar trabalhando e receber o benefício ao mesmo tempo.

Além disso, ele receberá esse benefício até sua aposentadoria. Ele nunca vai passar por pente fino ou reavaliação pelo INSS.

Se você sofreu um acidente ou quer saber mais, não deixe de se consultar com um advogado especialista.

Um grande abraço e até mais!

Dr. Fabrício Vieira
Advogado e Professor