Sólida infra-estrutura e advogados especializados na área previdenciária.
Sólida infra-estrutura e advogados especializados na área previdenciária.

ARTIGOS PUBLICADOS

O Radiologista

09-11-2018

Publicado no Jornal Comércio da Franca do dia 02/11/2018, Seção Opinião e Debates, pág. 04 (disponível também em https://gcn.net.br/noticias/389344/opiniao/2018/11/o-radiologista)

Escrito por: Tiago Faggioni Bachur Colaborou Fabrício Vieira. Advogados e professores especialistas em Direito Previdenciário


Em 8 de novembro comemora-se o dia Mundial da Radiologia e também o Dia Nacional do Médico Radiologista. Isso porque, nesta mesma data, no ano de 1895, o físico alemão Dr. Wilhelm Conrad Roentgen descobriu o raio X. Os profissionais da Radiologia desempenham funções essenciais à Saúde da sociedade, pois realizam exames, análise e interpretação das imagens obtidas, em laudos ou relatórios. Em suma, fazem diagnósticos que são imprescindíveis para determinar o futuro do paciente (encaminhamento a tratamentos, cirurgias ou outros procedimentos).

 

No entanto, quem trabalha com radiologia, coloca em risco sua saúde e/ou integridade física, pois fica exposto, durante sua jornada de trabalho à diversos agentes nocivos. Não são apenas agentes biológicos (como vírus, bactérias, etc), mas principalmente à radiação ionizante (que pode, inclusive, provocar câncer). Pensando nisso, a lei garante-lhes o Direito de se aposentarem com menos tempo e com um cálculo mais vantajoso. E não importa a idade. O tempo trabalhado em tal condição permite que sua aposentadoria se dê aos 15, 20 ou 25 anos de tempo de serviço – dependendo do grau de exposição à essa nocividade. O valor da aposentadoria não tem o Fator Previdenciário, isto é, corresponde a 100% da média dos maiores salários posteriores a 1994.

Mesmo quem não trabalhou o tempo todo com raios X pode ter algum tipo de vantagem, como o aumento do período trabalhado para conseguir atingir o tempo da aposentadoria antes. Assim, por exemplo, se um homem que trabalhou como médico radiologista por 10 anos terá o tempo aumentado em, pelo menos, 14 anos. Se você tiver dúvidas, não deixe de procurar um advogado especialista de sua confiança. Parabéns aos Médicos Radiologistas

Tiago Faggioni BachurColaborou Fabrício Vieira. Advogados e Professores especialistas em Direito Previdenciário