NOTÍCIAS

Aposentados e pensionistas com pendencia recebem notificação do INSS: o que fazer?
03-08-2020


29 de julho de 2020 às 15:36


Muitos aposentados, pensionistas e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já estão recebendo telefonema, SMS e cartas do INSS informando sobre pendencias que precisam ser corrigidas junto ao órgão federal.>Atenção aposentados e pensionistas: INSS faz novo adiamento
A solicitação de documentos extras tem ocorrido frequentemente pelo INSS. A documentação exigida é necessário para que a análise do órgão possa ser concluída.
>INSS faz 3 mudanças para a Prova de Vida dos aposentados e pensionistas.Previsão do aumento dos salários dos Aposentados do INSS em 2021 é de 2,5%
INSS continua entrando em contato de quatro formas:1. Notificação por carta: será enviada carta de exigência para apresentação dos documentos de identificação para os beneficiários com dados cadastrais inconsistentes ou faltando algum documento.
2. Notificação automática no celular: é forma de notificação é automática e aparecerá no visor do smartphone para todos que tenham o aplicativo Meu INSS instalado no aparelho.>Segurados do INSS precisam ficar atentos as 5 novas regras do empréstimo consignado>Décimo quarto (14º) de aposentados do INSS pode ser aprovado sem passar pelas comissões
3. Notificação por meio de Ligação do INSS: Atendentes do INSS vão entrar em contato com os segurados que precisam cumprir exigências, por meio de ligações da Central 135. Quem receber a ligação será informado da pendência no requerimento e deverá fazer o envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo).
4. Notificação por SMS: segurados também poderão receber uma mensagem de texto (SMS) com a convocação, orientando sobre como proceder para o envio da documentação solicitada.
>Nova Prova de Vida dos aposentados terá sistema de Reconhecimento facial
Como enviar o documento solicitado pelo INSS sem sair de casa?Tudo pode ser feito pela internet, no aplicativo MEU INSS. O serviço “Cumprimento de Exigência” é utilizado para apresentar a documentação necessária para conclusão de um requerimento. Isso ocorre porque, durante a análise do benefício ou serviço solicitado, o INSS identifica a necessidade de documentos complementares.
>Atenção aposentados e pensionistas: INSS faz novo adiamento
Pelo Meu INSS (gov.br/meuinss ou aplicativo para celular), é possível cumprir exigências, ou seja, apresentar os documentos necessários para conclusão de um requerimento, e assim, dar andamento à análise do benefício. Os cidadãos são comunicados sobre as diversas exigências da solicitação pelo Meu INSS mesmo, e-mail ou por mensagem ‘SMS’.
>Aposentados e Pensionistas do INSS só terão desconto no empréstimo em até 90 dias
Para cumprir as exigências basta acessar o aplicativo ou site, selecionar ‘agendamentos/solicitações’, localizar o processo, clicar no desenho de lupa para detalhar o requerimento e, em seguida, na opção “cumprir exigência”.
>198 mil aposentados, pensionistas e segurados do INSS vão receber bolada de novos atrasados
Caso precise incluir documentos digitalizados ou fotografados, é preciso clicar em ‘anexar arquivo’. Cada documento pode ter, no máximo, 5 MB. Para enviar, basta clicar em ‘anexar’ e escolher o arquivo a ser enviado. Se for preciso incluir mais documentos, é só repetir o procedimento anterior. Assim que anexar todos os documentos necessários, deve-se clicar em ‘confirmar’.

Jerffeson BrandãoJornalista e estudante do curso de Direito. Trabalha como Editor Chefe no Informe Brasil.