NOTÍCIAS

COMBATE ÀS FRAUDES: Desarticulada quadrilha que fraudava INSS na Paraíba
06-10-2010



Foram presas 24 pessoas e cumpridos 32 mandados de busca e apreensão

05/10/2011 - 10:46:00



Da Redação (Brasília) - Uma quadrilha que fraudava benefícios previdenciários na região de Campina Grande, na Paraíba, foi desarticulada na manhã desta quarta-feira (5) pela Força-Tarefa Previdenciária, composta por servidores da Polícia Federal, Previdência Social e Ministério Público Federal. Foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva, 10 mandados de prisão temporária, 32 mandados de busca e apreensão e de bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens dos principais envolvidos. Entre os presos estão cinco servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os fraudadores utilizavam documentos adulterados para comprovar exercício de atividade rural a fim de obter aposentadorias e pensões. Imediatamente após a concessão eram incluídos empréstimos consignados, recebidos antes mesmo do primeiro pagamento do benefício.

Outra forma de atuação da quadrilha era a concessão de pensões por morte previdenciária baseadas em documentos irregulares, com pagamentos retroativos. E, ainda, a concessão de benefícios a partir de agendamentos inexistentes e/ou habilitações e concessões realizadas em datas diferentes daquelas registradas no sistema de agendamento do INSS.

A estimativa até agora é que a atuação do grupo causou prejuízo de mais de R$ 10 milhões. Participaram da Operação Agendamento Virtual 128 policiais federais e 32 servidores previdenciários. (Ascom/MPS/PF)

 

 

 

 

Fonte: INSS (05-10-2011)